Diabetes, uma doença silenciosa

There is no form selected or the form was deleted.

Você sabia que a diabetes é uma doença sigilosa que acomete crianças recém nascidas, passando por jovens, adultos e idosos?

Ela é uma doença causada pela falta do hormônio insulina, produzida pelo nosso pâncreas, ela retira a glicose (açucares) do nosso sangue. Quando nosso corpo não produz a insulina, o volume alto de glicose em nosso organismo pode afetar vários órgãos, vasos sanguíneos e nervos, causando outras doenças como: problemas nos olhos, problemas no coração, problemas nas pernas, problemas nos rins, complicações no parto e alguns outros.

Existe a Diabetes tipo 1, onde o próprio sistema imunológico do paciente faz com que o pâncreas perca a capacidade de produzir a insulina. Já a Diabetes tipo 2 é uma decorrência da diminuição da produção da insulina, causada por vários fatores.

Nós podemos nascer com a deficiência de produção de insulina pelo pâncreas ou desenvolve-la ao longo do tempo devido a remédios de uso contínuo, produtos químicos, ou doenças que atinjam esse órgão.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a diabetes já uma epidemia mundial e só no Brasil já são mais de 13 milhões de pessoas que desenvolveram a diabetes. Nosso estilo de vida mais frenético, má alimentação e sedentarismo tem contribuído e muito para essa triste estatística.

Por isso, leia atentamente estas dicas para evitar a diabetes:

Primeiramente, procure um médico endocrinologista, faça o teste a cada ano, é simples, apenas uma gotinha de sangue já é o suficiente para atestar se você está abaixo do nível, em pré-diabetes ou diabético. (A Clínica Alfio Tierno pode solicitar seus exames periódicos de sangue, hormonais, do coração e vários outros).

• Tenha uma alimentação saudável! Se você está acima do peso, monitore seu nível de glicose no mínimo uma vez por ano!
  • Faça exercícios físicos com regularidade
  • Alguns sintomas da diabetes

Fome ou sede excessiva, infecções frequentes de bexiga, rins e pele, feridas que demoram para cicatrizar, alteração visual (visão embaçada), formigamento nos pés, furúnculos, vontade frequente de urinar, emagrecimento, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito.

A boa notícia! Existem vários medicamentos que ajudam o paciente a conviver bem com a diabetes. Em alguns casos, somente uma mudança nos hábitos alimentares e de estilo de vida já são o suficiente para controla-la. Procure um endocrinologista de sua confiança solicite seu exame e tenha uma vida saudável e feliz!

Siga a Clínica Alfio Tierno nas mídias sociais!