There is no form selected or the form was deleted.
Você sabia que a diabetes é uma doença sigilosa que acomete crianças recém nascidas, passando por jovens, adultos e idosos?
Ela é uma doença causada pela falta do hormônio insulina, produzida pelo nosso pâncreas, ela retira a glicose (açucares) do nosso sangue. Quando nosso corpo não produz a insulina, o volume alto de glicose em nosso organismo pode afetar vários órgãos, vasos sanguíneos e nervos, causando outras doenças como: problemas nos olhos, problemas no coração, problemas nas pernas, problemas nos rins, complicações no parto e alguns outros.
Existe a Diabetes tipo 1, onde o próprio sistema imunológico do paciente faz com que o pâncreas perca a capacidade de produzir a insulina.
Já a Diabetes tipo 2 é uma decorrência da diminuição da produção da insulina, causada por vários fatores.
Nós podemos nascer com a deficiência de produção de insulina pelo pâncreas ou desenvolve-la ao longo do tempo devido a remédios de uso contínuo, produtos químicos, ou doenças que atinjam esse órgão.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a diabetes já uma epidemia mundial e só no Brasil já são mais de 13 milhões de pessoas que desenvolveram a diabetes. Nosso estilo de vida mais frenético, má alimentação e sedentarismo tem contribuído e muito para essa triste estatística.
Por isso, leia atentamente estas dicas para evitar a diabetes:
Primeiramente, procure um médico endocrinologista, faça o teste a cada ano, é simples, apenas uma gotinha de sangue já é o suficiente para atestar se você está abaixo do nível, em pré-diabetes ou diabético. (A Clínica Alfio Tierno pode solicitar seus exames periódicos de sangue, hormonais, do coração e vários outros).
Tenha uma alimentação saudável! Se você está acima do peso, monitore seu nível de glicose no mínimo uma vez por ano!
Faça exercícios físicos com regularidade
Alguns sintomas da diabetes
Fome ou sede excessiva, infecções frequentes de bexiga, rins e pele, feridas que demoram para cicatrizar, alteração visual (visão embaçada), formigamento nos pés, furúnculos, vontade frequente de urinar, emagrecimento, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito.
A boa notícia!
Existem vários medicamentos que ajudam o paciente a conviver bem com a diabetes. Em alguns casos, somente uma mudança nos hábitos alimentares e de estilo de vida já são o suficiente para controla-la.
Procure um endocrinologista de sua confiança solicite seu exame e tenha uma vida saudável e feliz!